sábado, 31 de julho de 2010

Caô nosso de cada dia

A vida é cheia de eufemismos de todos os tipos. Todos os dias nos deparamos com algumas delas usadas por educação (ou por sarcasmo) em várias situações, que ao serem comentadas ou transcritas se atenuam em “meias-verdades”. Não me entendam mal, eu sou totalmente a favor delas, afinal o mundo seria um lugar completamente tedioso sem as mentiras grandes e pequenas que ouvimos e presenciamos diariamente, sem falar que se não fosse assim eu não me destacaria por sempre falar tudo na lata. Mas se tem algum idiota que discorda vamos comprovar por amostragem.

Começando pelos respeitados escritores que possuem o dom da dissimulação para usar como bem entenderem. Manuel Bandeira em toda sua glória imortal disse em ‘Arte de Amar’ (um de seus poemas preferidos) :

“[...]
As almas são incomunicáveis.
Deixa teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.”


PUTA QUE PARIU!!! É de arrepiar. Tem um jeito mais PHODA de dizer “Cala a boca e trepa” sem parecer um puto? Bandeira era paraninfo do sexo casual, isso numa época muito mais rígida, e todo mundo já babava o ovo dele!! Ponto para os eufemismos.

Outro exemplo bem menos impressionante, devo confessar, é uma conversa com uma amiga sua, em que ela tem a coragem de te perguntar se aquele despacho de encruzilhada que ela pegou ontem (e que ela sabe que era horrível) era ‘bunitinho’. Porra!! ‘Bunitinho’ é sacanagem demais até com quem realmente é bonitinho, porque essa é a denominação pra quem é feio, mas é ‘ajeitadinho’, ‘pegável’ e todas essas merdas que a gente diz pra quem saiu da seca agarrando o primeiro puxador de carroça que passou. Nessas horas você se sente até mais solidário, e diz com a cara mais larga do mundo que “era sim, eu pegava!!”. O.o? Ah Vá.. no escuro neh!?!? Depois de coar vodka na sua boca.

Pra fechar podemos usufruir da vasta (des)sabedoria popular. Tive aulas de filosofia e um dos professores chamou a atenção para essas podridões intituladas Ditos Populares. Claro que existem algumas verdades em meio a elas, mas em geral são insultantes pra quem tem cérebro, manipuladores de massas, e quando eu falo massas, estou falando pra trabalhadores assalariados (tah essa era a piada...como chamar o mínimo de salário?) desprivilegiados, ou seja, bem mais da metade da população brasileira. Seguem algumas frases e minha análise pessoal sobre elas:


- Deus ajuda quem cedo madruga.
Até Rima!! Gente?!! Levanta a mão ai quem gosta de acordar cedo? Tah... agora quem tem vontade de quebrar o celular quando ele te desperta, mas simplesmente se controla e aperta o soneca 10 vezes? Pois é! Quem vive na pequena faixa etária entre 7 e 70 anos não gosta de levantar antes do sol estar ardendo. Mas com esse ditado o pobre gari levanta sorrindo porque Deus vai ajudar, e na verdade, dependendo da igreja q ele freqüenta, quem ta ajudando é ele [/$].

- Não confie na sorte. O triunfo nasce da luta.
Óbvio. É o slogan da Megasena e de todos os herdeiros.

- A união faz a força.
O.o? sério? Pra mim, desde pequeninho, a União fazia açúcar e não a força. Vai entender.

- Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.
Então... e agora pobreza não é considerado mais um mal? Anota aew... porque eu até agora to nessa situação.

- Os últimos serão os primeiros.
Claroo!!! Sem duvida!! Os primeiros a se fuder!! Essa é tão ruim que não vale nem pra quando jogam bala de grila.

- Quem espera sempre alcança.
Pera...calma, a pessoa não tava esperando? Como que ela vai alcançar? Alcançar o que? O limite da paciência? A percepção de que ta esperando e não alcançando? a morte? ALOKA?

- Quem tem pressa come cru.
Cu também. #FikADiK

-Quem ri por último ri melhor.
#FATO. Porque quem não entendeu ri junto com todo mundo pra não dar MANOTA e pergunta discretamente o sentido depois, e é ai que a pessoa pra quem ele perguntou da esparro e ri por último: da cara dele.

Mas vamos parar por ai. Não existe só isso no mundo não. Tem gente que fala a verdade, e que por isso deveriam vir com um aviso embutindo. Eu por exemplo sou um disfemista assumido... NÃO PORRA!! TAH ACHANDO QUE TRAVESTI É BAGUNÇA?! Não é nada disso que você pensou seu puto! ¬¬ Disfemista = Que ou quem emprega disfemismos. Não entendeu ainda? Disfemismo = Palavra ou expressão depreciativa ou desagradável, usada em vez de outra mais neutra. Ou simplismente @Ehaverdade ^^. Depois de aumentar sua cultura e seu vocabulário eu me vou, quer vir também? Só seguir @MisterDeh.

Nenhum comentário: